Notícias

Extra! Extra! Revista NEP DICAS, em dose dupla!

Agora, você pode conferir também as revistas NEP DICAS, publicadas pelo Núcleo de Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA). As revistas tratam sobre temas relevantes de forma interessante e interativa!

Saiba mais:

"As edições do mês de outubro de 2012 tratam dos temas: Qualidade de Vida (circunferência abdominal, saúde e longevidade) e Autoavaliação da gestão (Por quê fazer o diagnóstico da organização). As personagens dos HQs são construídas em homenagem aos valorosos consultores ad hoc do Programa Gespública no Maranhão.

 
A personagem Carminha do HQ 2 foi construída para homenagear a voluntária do NEP-MA, Dra. Maria do Carmo Barbosa da Mota, renomada Infectologista da FUNASA e médica perita da Previdência Social."

 

Para ter acesso, clique nas imagens abaixo:

Revista NEP DICAS, Ano I, Volume 2

Tema: Qualidade de Vida (circunferência abdominal, saúde e longevidade).

 

 

Revista NEP DICAS, Ano I, Volume 2-1

Tema: Autoavaliação da gestão (Por quê fazer o diagnóstico da organização).

 

Fonte: NEP-MA

 

 Conclusão da Campanha Faça uma Criança Sorrir 

Na tarde do dia 05/10/2012 foi finalizada a Campanha Faça uma Criança Sorrir na “Casa da Família”, instituto que abriga atualmente 45 crianças, adolescentes e jovens que se encontravam em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Luís. Toda arrecadação de roupas, alimentos e brinquedos alcançada por doações dos servidores do NEMS-MA foi distribuída após as atividades de promoção de saúde, entre estas: palestras sobre Saúde Bucal e aplicação de flúor; apresentação sobre a missão do Ministério da Saúde e o exercício do direito à saúde no Brasil e atividades culturais. A ação contou com a participação da Empresa Maranhense de Transporte que concedeu um ônibus com motorista, de 27 servidores/colaboradores do NEMS-MA, da dentista Ana Carla Costa, das alunas do curso de Odontologia da UFMA: Thaís Costa, Iasmym Queiroz, Leslie Alves e Claudia Chaves; da enfermeira Tatiane Câmara, da fisioterapeuta Regennye e dos membros da Orquestra de Aço Kerusso.

E lembre-se:

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (Estatuto da Criança e do Adolescente- Lei 8.069/1990).

 

O Comitê Gestor Interno do Programa Gespública no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão agradece sua participação na “Campanha Faça uma Criança Sorrir”.

Foi um grande privilégio trabalhar e promover saúde com você!

 

Outubro Rosa no NEMS-MA

Dia 1º começou o Outubro Rosa em nosso Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão (NEMS-MA). O adjetivo refere-se ao uso da cor rosa nas vestimentas ou do laço, símbolo da campanha, como referência à luta contra o Câncer de Mama e incentivo às ações de prevenção e que conduzam ao diagnóstico precoce.

Imagem inline 1

Assim, o NEMS-MA reuniu as equipes de trabalho e seus líderes para iniciar o mês com uma palestra sobre a Campanha Outubro Rosa e o Câncer de Mama. Esteve presente conosco a Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher, da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Maranhão, Dra. Ana Maria Nogueira Silva, formada em Medicina, especializada em Ginecologia. Em sua apresentação, foram repassados principalmente os fatores de risco ao Câncer de Mama, tais como: sexo feminino; menarca precoce (antes dos 11 anos); menopausa tardia (após os 55 anos); nuliparidade (nunca ter tido filhos); primeira gestação a termo após 30 anos; mãe ou irmã com história de câncer de mama; dieta rica em gordura animal; dieta pobre em fibras; obesidade (principalmente após a menopausa). Esses fatores devem ser observados para que as mulheres, principalmente aquelas acima de 35 anos, busquem realizar anualmente a mamografia e, constantemente, o autoexame. É importante ressaltar que os fatores protetores, ou seja, aqueles que podem ajudar a evitar o Câncer de Mama são: atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis.

Bem, e por que falar de Câncer de Mama? Conforme apresentado e repassado pela Dra. Ana Maria Nogueira, “o Câncer de Mama é uma das maiores causas da morte de mulheres por Câncer no mundo e no Brasil, apesar de ser uma doença com alta chance de cura desde que descoberta no início. Se diagnosticado precocemente, o Câncer de Mama tem atualmente, 95% de chance de cura.” Por isso,  é importante se informar e ter comportamentos favoráveis à prevenção.

  Clique aqui    para acessar a apresentação em slides da Dra. Ana Maria.

Continuem atentos aos informativos pelos cartazes e e-mails. No final do mês,haverá ainda a III Semana de Saúde do Servidor em comemoração ao Dia do Servidor Público Federal. 

--

Fonte: Equipe de Promoção e Vigilância à Saúde do Servidor do NEMS-MA

 

Outubro Rosa: Você sabe o que significa?

“Em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
 
O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 1,4 milhões de casos novos dessa neoplasia foram esperados para o ano de 2008 em todo o mundo, o que representa 23% de todos os tipos de câncer.

A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível em razão da variação dos fatores de risco e das características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia. Novas estratégias de rastreamento factíveis para países com dificuldades orçamentárias têm sido estudadas, e, até o momento, a mamografia, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, é recomendada como método efetivo para detecção precoce. A amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver esse câncer.

No Brasil, o exame clínico anual das mamas e o rastreamento são as estratégias recomendadas para controle do câncer da mama. As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer baseiam-se no Controle do câncer de mama: documento de consenso, de 2004, que considera, como principais estratégias de rastreamento, o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos e um exame mamográfico, a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer da mama (com história familiar de câncer da mama em parentes de primeiro grau antes dos 50 anos de idade; história familiar de câncer da mama bilateral ou de ovário em parentes de primeiro grau em qualquer idade; história familiar de câncer da mama masculina; ou mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ), recomenda-se o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer da mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. A sobrevida média após cinco anos na população de países desenvolvidos tem apresentado um discreto aumento, cerca de 85%. Entretanto, nos países em desenvolvimento, a sobrevida fica em torno de 60%.” (Fonte: https://www.inca.gov.br/estimativa/2012/index.asp?ID=5)
 
Mas e o Outubro Rosa? O que significa?
 
Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama.
 Nosso Núcleo foi convidado pelo Excelentíssimo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a também participar do Outubro Rosa. Para isso, contamos com a colaboração de todos os nossos servidores. Além de distribuir o laço rosa para os seus colegas de trabalho e disseminar as informações recebidas, venha vestido(a) nessa segunda-feira, dia 1º de outubro, com uma blusa/camisa ou acessório, em qualquer tom rosa, para simbolizar o início deste mês e para um registro fotográfico, expressando o que esta causa representa para a nossa saúde: a luta conta o câncer de mama!
Ah, e como a melhor forma de lutar para vencer um inimigo é se informando sobre ele, nesta segunda-feira, haverá uma palestra sobre o Câncer de Mama, com a Coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher do Estado do Maranhão, Ana Maria Nogueira. A atividade será realizada no auditório do NEMS-MA, a partir das 09h45min da manhã.
 
Use a cor rosa, se informe e participe da luta contra o Câncer de Mama!
 
--
Fonte: Equipe de Promoção e Vigilância à Saúde do Servidor do NEMS-MA
 
 

VII Ciclo de Palestras - Mix da Qualidade

 
Faça sua inscrição AQUI!

O evento é gratuito e com direito a certificado.

 

 

 

Curso prepara consultores do Gespública na ESMP

Desde a segunda-feira, 10, o Curso deMembros e servidores participaram do cursoCapacitação para a Formação de Consultores do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) está sendo ministrado na Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP), no Calhau, pela consultora Leidismar Fernandes Nalasco.

Ao todo, 23 participantes do MPMA, entre membros e servidores, estão inscritos no curso, que também conta com participantes do Tribunal de Justiça, Exército, Guarda Municipal, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), entre outros. O evento prossegue até sexta-feira, 14.

“O nosso objetivo é capacitar gestores e membros de instituições e órgãos públicos sobre o modelo de excelência em gestão. Também temos como finalidade orientar sobre tecnologias para realizar o trabalho de voluntariado nas organizações públicas que aderiram ao programa”, explicou a consultora do programa, Leidismar Nalasco.

Na programação, estão sendo abordados temas como "Técnicas de comunicação e a arte de falar em público", "Modelo e tecnologias do Gespública" e "O trabalho voluntário do programa Gespública".

Na aula ministrada nesta terça-feira, 11, a consultora tratou de temas como as tecnologias utilizadas para alcançar a excelência na gestão: Instrumento para Avaliação da Gestão, a Carta de Serviços ao Cidadão, o Guia de Gestão de Processos, o Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação (IPPS) e o Guia Referencial para Medição de Desempenho na Administração Pública.     

“É importante esta capacitação, porque sensibiliza para o programa Gespública e abre novas oportunidades de conhecimento para melhores práticas da gestão”, afirmou a servidora do MPMA, Luselias Soares Lopes, da Coordenadoria de Planejamento, que participa do curso.

EXCELÊNCIA

O Ministério Público do Maranhão aderiu ao Gespública em outubro de 2010. O programa, instituído pelo Decreto 5.378/2005, apóia centenas de órgãos e entidades da administração pública para melhor a capacidade de produzir resultados efetivos para a sociedade, por meio de um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços públicos.

Redação: Eduardo Júlio (CCOM - MPMA)

Campanha "Faça uma criança sorrir"

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão está desenvolvendo a Campanha "FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR" em prol da arrecadação de mantimentos e roupas para doação a organização sem fins lucrativos Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor - SVAM, localizada no bairro do Turu, estimulando assim, o espírito de solidariedade nos servidores do NEMS/MA.

 

Veja mais em Campanha FAÇA UMA CRIANÇA SORRIR

 

Pesquisa de Satisfação

13/08/2012 15:25

Foi iniciada, nesta segunda-feira, dia 13/08/2012, a Pesquisa de Satisfação do usuário no Serviço de Gestão de Pessoas do NEMS/MA, promovida pelo CGI/NEMS/MA, com o apoio do Setor envolvido.A Avaliação da Satisfação do Usuário dos Serviços Públicos busca orientar as organizações para a realização de pesquisa de satisfação do usuário, com uma homogeneidade de critérios, metodologias e procedimentos, de forma a prover uma consistência necessária para a prestação de um serviço público de qualidade.

Veja mais em: Pesquisa de Satisfação

Gespúblcia é apresentado à nova chefe da DICON

NEMS/MA – 16/07/2012

A reunião de apresentação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública à nova Chefe da Divisão de Convêncios e Gestão, senhora Maria Georgina Pinheiro Martins, aconteceu na sala dessa Divisão, pelo Comitê Gestor Interno do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, estando presentes, na ocasião, Claudia Fernanda Pereira Costa, Luciana Silva de Sousa, Alexandre Almeida Braga e Marcele Rocha Costa.

No encontro, a servidora Claudia apresentou o programa, expondo o histórico do Gespública, sua missão, visão, valores e as Ferramentas de Gestão: Carta de Serviços, IPPS e a Simplificação de Processos; além da relevância do trabalho voluntário e do desenvolvimento de parcerias entre órgãos e pessoas, temas que foram discutidos pelos demais integrantes do Comitê presentes e pela liderança do Núcleo.

Foram debatidos também a observância dos Princípios Constitucionais e dos Fundamentos de Excelência Pública, por parte de todo agente público; a qualidade de vida no ambiente de trabalho; a eficiência aliada à sustentabilidade ambiental, bem como o papel fundamental do líder na motivação da sua equipe para por em prática as estratégias e planos.

O grupo apresentou ainda as ações e projetos planejados e desenvolvidos pelo comitê, como a Simplificação de Processos, a Caixa de Sugestões e a Pesquisa de Satisfação. Além disso, falou-se da importância da transparência e da constância de propósitos em todas as ações do Núcleo, que devem ser focadas na satisfação do cidadão.

A partir desse marco, o NEMS/MA seguirá com a implantação de tecnologias de gestão, aliando liderança, estratégias, pessoas e processos para melhoria da qualidade do serviço público, com foco no cidadão.

Posteriormente, será criado o blog do CGI – NEMS/MA, com informações atualizadas sobre planos e ações do Núcleo para a melhoria da sua gestão.

 

Fonte: Comunicação CGI-NEMS/MA